A Fundação

História

Desde o início da década de 1970 fazia-se necessária a criação de um órgão de experimentação em citricultura na região norte do Estado de São Paulo, no centro geográfico do maior polo citrícola do país.

Alguns membros do Rotary Clube de Bebedouro, como Domingos Fasanella e Antonio José de Souza Junior, convidaram representantes da Coopercitrus, engenheiros agrônomos da Delegacia Agrícola de Bebedouro-CATI, Prefeitura de Bebedouro e Citricultores de expressão da região e idealizaram a Fundação.

Logo antiga da Fundação.

1978

Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (FUPAB)

Sob essas lideranças de Bebedouro, a ideia amadureceu e culminou na constituição, em 11 de julho de 1978, da Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (FUPAB).
1982

Inauguração Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB)

Foi inaugurada oficialmente a Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB).

Passados alguns meses, após a inauguração da EECB, foi iniciada a instalação da rede de energia elétrica, por meio de uma doação efetuada pelo citricultor e então presidente da FUPAB, Eduardo Andrea Matarazzo, de grande parte dos postes, fiação e materiais necessários para execução da mesma e complementada pela Coopercitrus Industrial – Frutesp S.A.

1982

Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB)

Por meio de uma alteração de seus estatutos, a FUPAB cria uma nova entidade jurídica: a Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), com sede localizada na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384.

1982

Convênios de Cooperação

Mesmo antes da criação oficial da Estação, foi assinado um convênio de cooperação mútua entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a CATI e a FUPAB, visando à cessão, por empréstimo. Houve também, a partir de então, por parte da Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus), hoje Cooperativa de Produtores Rurais, a cessão em comodato de máquinas e implementos, bem como sua manutenção, para a utilização no preparo do solo e condução dos primeiros experimentos e dos subsequentes.

1985

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a FUPAB

Foi firmado um contrato de cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a FUPAB, com o intuito de integrar a iniciativa privada nas ações do sistema cooperativo de pesquisa agropecuária, coordenado pela Embrapa.

1988

Construção dos prédios e de boa parte da infraestrutura

Foi iniciada a construção dos prédios e de boa parte da infraestrutura, atualmente existente na EECB, com o apoio integral da Coopercitrus Industrial – Frutesp S.A., que cedeu os recursos necessários para sua execução.

2000

Centro de Treinamento (CT)

Sempre ligada aos anseios dos produtores da região para melhor produzir com menores custos, a EECB, em parceria com a Coopercitrus/ Credicitrus e empresas de máquinas e implementos agrícolas construiu um moderno centro de treinamento (CT) que recebeu o nome de seu idealizador e principal artífice, senhor Walter Ribeiro Porto.

Desde 2000, a Coopercitrus, maior parceira da EECB, realiza anualmente nas dependências da Estação Experimental, a Feira de Agronegócio que visa apresentar aos agricultores do Estado de São Paulo e de outros Estados, o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos e insumos para agricultura e pecuária, sempre em condições especiais de preços e financiamentos.

 

2002

Pavilhão de Negócios

Foi construído um amplo pavilhão de negócios que funciona como um espaço para eventos de maior envergadura durante todo o ano.

2003

Campo Avançado

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical instalou um campo avançado em São Paulo que tem como base física a EECB e conta com a participação de um pesquisador nível A da Embrapa. O fortalecimento desta parceria, estabelecida em 1985 por meio de um contrato de cooperação, deu maior projeção dos trabalhos da EECB e ampliou as ações da Embrapa na citricultura paulista com estudos sobre a morte súbita dos citros e greening.

2005

Projeto de formação de um milhão de mudas de seringueira

Teve início um projeto de formação de um milhão de mudas de seringueira com o objetivo de contribuir para diversificação de culturas nas propriedades rurais. Este projeto foi uma parceria da FUPAB-EECB, Coopercitrus e Credicitrus.

2012

30 anos EECB

A EECB completou 30 anos de atividades, e, neste ano a FUPAB assinou convênio com o CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIFAFIBE para que o mesmo fizesse do campus da EECB sua fazenda-escola, utilizando-se das instalações, das áreas livres e pomares para as aulas práticas do curso de agronomia.

2015

Convênio com o Instituto de Ensino Superior de Bebedouro – IMESB

A FUPAB também assinou convênio com o Instituto de Ensino Superior de Bebedouro – IMESB para realização de aulas práticas do curso de agronomia no campus da EECB, nos mesmos moldes do convênio com o UNIFAFIBE.

2019

Fundação Coopercitrus Credicitrus

Em julho de 2019, em Assembleia Extraordinária, foi proposto e aprovado o nome fantasia para a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro, ou seja, Fundação Coopercitrus-Credicitrus, em reconhecimento às duas Cooperativas maiores colaboradoras com a FUPAB.
Também nessa Assembleia foi votado e aprovado a adequação do nome da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro para Estação Experimental do Agronegócio de Bebedouro, pois outras culturas como cana-de-açúcar, grãos, silvicultura, integração lavoura, pecuária e floresta e outras atividades agrícolas fazem parte das ações do dia a dia da Estação Experimental.

2019

Convênio de cooperação entre a Embrapa, Fundecitrus e FUPAB

Foi firmado um convênio de cooperação entre a Embrapa, Fundecitrus e FUPAB estabelecendo a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT Cinturão Citrícola com o objetivo de unir esforços institucionais para conduzir uma agenda conjunta de pesquisa e extensão focados em projetos sobre a sustentabilidade da citricultura na região compreendida desde Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas Gerais, Estado de São Paulo e Noroeste do Paraná.

2020

Prédio Educacional

Em setembro de 2020, iniciou-se a construção do prédio para abrigar o curso Técnico em Agronegócios (ETEC) e o Curso Superior em Big Data (FATEC), todos administrados pelo Centro Paula Souza, o qual foi concluído e plenamente equipado com instrumentos adequados à proposta dos cursos em 2021.

Membros

Membros do Conselho Curador

Leandro Aparecido Fukuda

Fernando Degobbi Sambonovich

Marcos B. Teixeira Mendes

 

Suplentes:

Natália Medeiros Bocato

Marcelo Henrique Bassi

Sebastião Cirilo Novaes Pedroso

Membros Falecidos

Raul Huss de Almeida

Issa Lian

Cromel de Oliveira

José Castriciano Coelho

Luiz Carlos Izique

Paulo Cesar Figueiredo

Carmino de Mayo

Pedro Maia

Mário Estato

Jorge Uchoa Ralston

Walter Ribeiro Porto

Nivaldo Batistetti

Domingos Fasanella

Eduardo Andrea Matarazzo

Evaldo Varzin Stumm

José Ricardo Moreira Cabrita

Hugo Tourinho

Leopoldo Pinto Uchoa

Walter da Cunha Stamato

Sergio Sessa Stamato

Nehemias Alves de Lima

Osvaldo Giachieto

Vinicius Faccio Pimentel

Antonio Carlos Alvarez da Silva

Membros Natos

Carlos Eduardo Prudente Corrêa

Durvalino Denardi

José Augusto Faccio Pimentel

José da Silva Pinto

Antonio Campanelli

Xerxes de Carvalho

João Pedro Matta

Hélio Almeida Bastos

Antônio José de Souza Junior

Rotary Clube de Bebedouro

Associação dos Eng. Arq. e Agro. de Bebedouro

Membros Honorários (Benfeitores e colaboradores)

Osório A. do Nascimento

Osvaldo Veloci

Agostinho Mário Boggio

José Geraldo Silveira de Mello

Carlos Alves Pereira

Jair Guessi

Nicolau Nemer

Elcio Cherubini Bergmann

Luiz Carlos Donadio

Leandro Aparecido Fukuda

Antonio Reinaldo Pinto Silva

José Antonio Alberto da Silva

Simone Rodrigues da Silva

José Vicente da Silva

Walmir Fernandes Segatto

Marcos Lourenço Santin

Maria Tereza De Souza Lima Uchoa

Marcos Antonio Mutton

Membros do Conselho Diretor

José Vicente da Silva

Walmir Fernandes Segatto

Marcos Lourenço Santin

Maria Tereza de Souza Lima Uchoa

João Roberto Gasperini

Marcos Antonio Mutton

Matheus Kfouri Marino

Agostinho Mário Boggio

José Geraldo Silveira de Mello

Marcelo Martins