Ambiental

Projeto Recuperação de Nascentes

A preservação e recuperação de minas é o foco do Projeto Recuperação de Nascentes, com objetivo de fortalecer as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, contribuir com o aumento da disponibilidade de água e da biodiversidade, reduzindo o risco de assoreamento e desertificação.

Por meio deste projeto a Fundação apoia o produtor rural na restauração e manutenção de suas nascentes. Disponibilizamos profissionais capacitados que se encarregam da valiação, obtenção das licenças necesárias e restauração, ficando o produtor responsável pelo material necessácio e suporte com a mão de obra necessária. O projeto é patrocinado pela Nortox do Brasil e conta com o apoio do banco Macquarie. Em 2022 o projeto foi vencedor do Edital da Água Mosaic o que nos permitirá até junho de 2023 avançar com a restauração de nascentes em Minas Gerais.

 

Depoimento: 

“Parabenizo a Coopercitrus pelo projeto “Cooper Nascentes” pelo belíssimo trabalho de recuperação das Nascentes. Agradecimento especial ao colaborador Matheus Augusto pela competência e dedicação ao recuperar 5 nascentes em minha propriedade rural que totalizaram 170.000 L de água por dia. Meus sinceros agradecimentos! ” –  João Alves, Fazenda São Manoel | Ocauçu/SP

Etapa 1: Limpeza
Etapa 1: Limpeza já concluída
Etapa 1: Canal de drenagem para permitir o fluxo da água
Etapa 2: Construção da barragem com os canos de Limpeza ( branco) Vazão (marrom) e ladrão (azul)
Etapa 2: Barragem com os canos já construída
Etapa 3 - Final: Pedras alocadas, agora é só vedar
Etapa 3 - Final: Recuperação pronta
Etapa 3 - Final: Concluído